Albombas patrocina 10º Seminário de Águas Subterrâneas

Em 2015, a APRH organiza, pela primeira vez na sua história, o Seminário sobre Águas Subterrâneas fora da região de Lisboa, na cidade de Évora e desta vez com o apoio da Albombas.

Mantendo a tradição, o 10.º Seminário sobre Águas Subterrâneas tem por objetivo incentivar o debate de temas relacionados com o conhecimento e investigação no domínio dos recursos hídricos subterrâneos em Portugal, no que concerne à sua caracterização, proteção e gestão.

A Albombas decide juntar-se à organização do 10º Seminário sobre Águas Subterrâneas, quer pelo facto de ser um dos principais distribuidores dos sistemas de bombagem da Grundfos, mas acima de tudo por apresentar ao longo de mais de 30 anos um vasto historial na solução de captações de águas subterrâneas com o fornecimento e instalação das Bombas Grundfos SP.

O Seminário terá lugar no Colégio Luís Verney da Universidade de Évora, nos dias 9 e 10 de abril de 2015.

As comunicações abordadas pelos diversos oradores participantes no seminário irão focalizar em temos tais como:

• Águas subterrâneas e ecossistemas dependentes
• Águas subterrâneas e planos de gestão de região hidrográfica
• Alterações climáticas e águas subterrâneas
• Gestão sustentável de recursos hídricos subterrâneos
• Interação águas subterrâneas / águas superficiais
• Modelação numérica de sistemas aquíferos
• Métodos de diagnóstico e análise
• Prospeção e exploração de águas subterrâneas
• Recuperação e remediação de aquíferos contaminados
• Vulnerabilidade e proteção de aquíferos

Além da atividade em sala irá ter lugar no dia 9, uma visita técnica ao “Aquífero de Évora” com 4 locais de observação: 1. Universidade de Évora – captações destinadas ao aproveitamento geotérmico de muito baixa entalpia para aquecimento das salas de aula; 2. Herdade do Casão – zona de descarga do aquífero; 3. Chafariz do Louseiro – afloramento de água subterrânea na parte intermédia do aquífero; e 4. Fundação Eugénio de Almeida – utilização da água subterrânea no processo industrial.

No dia 10 haverá uma Mesa Redonda cujo objetivo é abordar o tema Governança da água: da teoria à prática – o caso das águas subterrâneas sob os pontos de vista do ministério que tutela o Ambiente em Portugal, da comunidade científica, da sociedade e da administração local, tendo em consideração uma perspetiva histórica, abrindo depois o debate à audiência.

Os interessados podem obter mais informações e efetuar a sua inscrição em: http://www.aprh.pt/10sas/

Parceiro Serviço Autorizado Grundfos

Scala2 Grundfos

Alpha2 Grundfos