Grundfos Blueflux - Um pequeno símbolo com um enorme impacto

A Grundfos apresentou recentemente uma nova geração de motores denominada Blueflux. Esta tecnologia é uma das mais avançadas no que diz respeito a motores eficientes do ponto de vista energético e conversores de frequência (motores MG, MGE e solução CUE). As soluções Grundfos Blueflux cumprem já os requisitos da Directiva EuP (IE3).

As primeiras soluções Grundfos Blueflux já estão disponíveis, sendo que as restantes serão lançadas durante 2011. A gama completa Grundfos Blueflux estará disponível para ser utilizada com bombas Grundfos a partir de Janeiro de 2012.

A Grundfos produz 16 milhões de bombas anualmente, motivo pelo qual realiza também investimentos significativos no desenvolvimento de motores de elevada eficiência. A energia representa cerca de 85% do Custo de Ciclo de Vida de um bomba, pelo que sem o motor adequado não é possível que uma solução de bombeamento alcance um óptimo desempenho.

A CR foi uma das primeiras bombas a ser incluída na gama Grundfos Blueflux. Este modelo da Grundfos está disponível em diversas capacidades, quatro materiais base (incluindo titânio) e milhares de configurações possíveis. Deste modo, é possível obter exactamente a bomba de que necessita sem ter de abdicar da selecção de uma solução “chave na mão”, em especial no que diz respeito a sistemas de pressurização prontos a funcionar.

A tecnologia Grundfos Blueflux assinala um importante ponto de viragem em engenharia de motores e representa o compromisso assumido pela Grundfos de apenas disponibilizar aos seus clientes as soluções mais eficientes do ponto de vista energético.

O que é Grundfos Blueflux?
Sem o motor adequado, mesmo a melhor bomba irá desperdiçar energia constantemente. Por esse motivo, desenvolvemos a nossa própria tecnologia de motores Grundfos destinados às bombas - chama-se Grundfos Blueflux.
Assim, quando vir o símbolo Grundfos Blueflux num produto Grundfos, tem a certeza de que está a adquirir uma solução de topo em termos de motores para bombas.

A nova norma em eficiência de motores
A Grundfos Blueflux já cumpre os requisitos das legislações internacionais no que se refere à eficiência de motores, especialmente a terceira fase da futura Directiva EuP relativa à eficiência de motores. Os produtos Grundfos Blueflux já são tão eficientes quanto todos os motores terão de ser em 2017.

Optimizados para reduzir o desperdício
Uma solução Grundfos Blueflux tanto pode ser um motor de elevada eficiência IE3 ou um motor IE2 com um conversor de frequência (VFD) – podendo ser integrada ou externa. Visto que esta solução excede os requisitos definidos pela legislação relativa à eficiência de motores, a Grundfos Blueflux é, na realidade, uma norma por si própria.

Velocidade variável para uma poupança ainda maior
Combinar um motor Grundfos Blueflux com VFD irá permitir, em dois terços de todas as aplicações, poupanças de energia muito mais elevadas – frequentemente até 60%. Um conversor Grundfos Blueflux regula de forma inteligente a velocidade do motor, respondendo directamente às exigências variáveis do sistema. O que assegura que o motor nunca trabalha mais do que o necessário, reduzindo, por sua vez, o tempo de paragem e aumentando a vida útil.

O que torna a Grundfos Blueflux a melhor solução?
A Grundfos Blueflux reúne as competências da Grundfos em três aspectos vitais: motores, VFD e concepção de bombas. Todos os aspectos da tecnologia por detrás de uma solução Grundfos Blueflux foram desenvolvidos para responder às necessidades reais das aplicações onde se encontra instalada – e dando sempre uma especial importância à fiabilidade e eficiência.

Funcionamento a baixa temperatura
A eficiência dos motores Grundfos Blueflux implica apenas um desperdício mínimo de energia, reduzindo a quantidade de calor gerado.
Isto significa que é necessária menos energia para o arrefecimento do ventilador, o que, por sua vez, implica menos ruído e uma vida útil mais longa.

Melhores condições para os rolamentos
A temperatura de funcionamento mais baixa dos motores Grundfos Blueflux garante que os rolamentos necessitam de uma manutenção de lubrificação/substituição menos frequente. Os motores Grundfos Blueflux de maiores dimensões com VFD enviam uma notificação automática quando é necessário efectuar nova lubrificação ou substituição dos rolamentos.

Desnecessariamente ineficiente
As bombas são uma necessidade absoluta sempre que seja necessário bombear líquidos. Todavia, 90% de todas as bombas em funcionamento são desnecessariamente ineficientes. Uma consequência desta ineficiência é o facto de, actualmente, as bombas consumirem um total de 10% da energia eléctrica global. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, esta tecnologia não é algo pela qual o mundo tenha de esperar.

A solução está aqui, Blueflux
Os motores de elevada eficiência e os conversores de frequência Grundfos foram especialmente concebidos para reduzir o consumo de energia. Em conjunto permitem poupar até 60% de energia em dois terços dos casos.

Consumo actual das bombas
10% da energia eléctrica global
259 TWh por ano na União Europeia
163 TWh na indústria da União Europeia
46 TWh nos sectores terciários da União Europeia
50 TWh no sector residencial da União Europeia

Directiva EuP: Estamos mais além
A Directiva EuP para os motores é a legislação da União Europeia que irá estabelecer novos requisitos de eficiência para os motores entre a gama de potência 0,75 kW e 375 kW. Será aplicada em três etapas e irá estabelecer uma escala de eficiência em que IE1 será o nivel inferior e IE3 o nível superior.

2011 - A partir de 16 de Junho de 2011 todos os motores têm de estar em conformidade com a norma IE2.
2015 - A partir de 1 de Janeiro de 2015 todos os motores eléctricos com 7,5- 375 kW têm de estar em conformidade com a norma IE3 ou com a norma IE2 mas equipados com um conversor de frequência (VFD).
2017 - A partir de 2017 todos os motores eléctricos com 0,75- 375 kW têm de estar em conformidade com a norma IE3 ou com a norma IE2 mas equipados com um conversor de frequência (VFD).

Gama Grundfos Blueflux
Actualmente a gama Grundfos Blueflux inclui os seguintes produtos:

- Circuladores TP

- Centrais de Pressurização Hydro MPC

- Bombas Normalizadas NB e NK

- Bombas Multicelulares Verticais CRE

Parceiro Serviço Autorizado Grundfos

Scala2 Grundfos

Alpha2 Grundfos